sábado, 1 de dezembro de 2007

DANÇAS TÍPICAS DE BOLÍVIA

As danças bolivianas são danças folclóricas com muito colorido e movimento. Há uma grande variedade de danças, desde senhoriais e cadenciadas como a "Cueca" até sensuais e impetuosas como a de "Caporales". Conheça algumas das mais difundidas danças bolivianas:

Cueca

Dança senhorial onde um casal dança com lenços e denota o flerte realizado pelo par masculino na conquista do amor do par feminino. Compõe-se de 3 partes sendo a primeira parte de conhecimento entre o casal, a 2da.parte o flerte, propriamente dito, e a última a conquista. Dança-se com lenço branco. A mulher usa saia chamada 'pollera' e o homem vestimenta indígena ou citadina.



Caporales

Geralmente dançada em grupo, esta dança é a preferida de 9 entre 10 dançarinos folclóricos, pois mostra toda a sensualidade da mulher e a força e agilidade do homem que faz de sua conquista o ponto alto da dança. Requer muito fôlego e entusiasmo pois o ritmo é contagiante e pede muito movimento do casal. O homem usa traje típico, uma espécie de colete, e botas e a mulher chapéu, blusa, mini-saia e salto alto tudo bordado e enfeitado com cores e motivos folclóricos.

Morenada

A Morenada é uma dança menos movimentada, porém cadenciada e exige pouco movimento do homem e mais da mulher. Nesta dança a mulher participa como uma figura decorativa onde mostra sua capacidade criativa de passos e vestimenta colorida e exuberante que complementam a figura masculina. O homem 'moreno' leva uma vestimenta bordada com muita pedraria, fios prateados e dourados, além de botas e o peso todo de sua vestimenta pode passar de 25kg. motivo pelo qual a Morenada é conhecida como dança 'pesada'.


Tinku

Originalmente esta dança foi denominada como dança de confronto, pois emulava uma suposta "luta" entre rivais de diferente "Ayllu" (comunidade ou vila na linguagem Quechua/Aymara) pelo "amor" de uma indígena em disputa. Atualmente apenas preservou-se os gestos da luta e da força física dando lugar a uma imponente dança de muita cor e movimento. O homem usa uma espécie de capacete de couro e a mulher saias compridas de "aguayo" tecidas a mão com cores tipicamente andinas.

Diablada

De entre as danças típicas da Bolívia, uma que faz tanto sucesso quanto a de "Caporales" é a famosa "Diablada" representada pela figura do diabo que acaba derrotado pelo "Bem" e é conduzido até o altar da Virgen do Socavão (Oruro) para pedir perdão de joelhos. Obviamente que este tipo de dança empolga pela beleza do traje e seu bordado e faz com que as pessoas vejam mais diversão nisso do que propriamente o "mal" que ele estaria representando. O homem usa uma máscara e capa com diversos enfeites de dragões e cobras para dar um aspecto macabro, e a mulher (china supay) usa uma saia bordada e com muita pedraria e lenços coloridos. Somente vendo uma dança dessa para ver o espetáculo que ela representa.

Taquirari

Uma das danças mais difundidas no Oriente boliviano (Santa Cruz de la Sierra, Beni e Pando) é o Taquirari, ritmo de dança leve e muito alegre dançado praticamente em toda festa de família, clube, carnaval, etc. O "Camba", como é chamado o homem na dança, faz uma coreografia de conquista a seu par que por sua vez com seu vestido rodado de cetim vai dando toda graça ao baile. É uma dança tipicamente dos colonos e dos trabalhadores rurais que trabalham nas fazendas orientais e os quais usam roupas leves e claras por causa do calor reinante.

9 comentários:

Geisiele disse...

muito bommmmmm!!!!

Anônimo disse...

humm q coisa boa.
..
. adorei.....

Anônimo disse...

Entrei por acaso e achei vocês Deus os abençoe!Carol.

thatha disse...

legaaaaaaaaalllllllll!!!!!

eliene disse...

achei muito loko, massa!!!

diogo disse...

gostei muito obrigado me ajudou a fazer o meu trabalho de espanhol

diogo disse...

legal me ajudou muito

Anônimo disse...

Muito bom!!
Me ajudou muito.Deus os abençoe!!!!

Anônimo disse...

Manerim me ajudou bjao