sábado, 1 de dezembro de 2007

DANÇAS TÍPICAS DE BOLÍVIA

As danças bolivianas são danças folclóricas com muito colorido e movimento. Há uma grande variedade de danças, desde senhoriais e cadenciadas como a "Cueca" até sensuais e impetuosas como a de "Caporales". Conheça algumas das mais difundidas danças bolivianas:

Cueca

Dança senhorial onde um casal dança com lenços e denota o flerte realizado pelo par masculino na conquista do amor do par feminino. Compõe-se de 3 partes sendo a primeira parte de conhecimento entre o casal, a 2da.parte o flerte, propriamente dito, e a última a conquista. Dança-se com lenço branco. A mulher usa saia chamada 'pollera' e o homem vestimenta indígena ou citadina.



Caporales

Geralmente dançada em grupo, esta dança é a preferida de 9 entre 10 dançarinos folclóricos, pois mostra toda a sensualidade da mulher e a força e agilidade do homem que faz de sua conquista o ponto alto da dança. Requer muito fôlego e entusiasmo pois o ritmo é contagiante e pede muito movimento do casal. O homem usa traje típico, uma espécie de colete, e botas e a mulher chapéu, blusa, mini-saia e salto alto tudo bordado e enfeitado com cores e motivos folclóricos.

Morenada

A Morenada é uma dança menos movimentada, porém cadenciada e exige pouco movimento do homem e mais da mulher. Nesta dança a mulher participa como uma figura decorativa onde mostra sua capacidade criativa de passos e vestimenta colorida e exuberante que complementam a figura masculina. O homem 'moreno' leva uma vestimenta bordada com muita pedraria, fios prateados e dourados, além de botas e o peso todo de sua vestimenta pode passar de 25kg. motivo pelo qual a Morenada é conhecida como dança 'pesada'.


Tinku

Originalmente esta dança foi denominada como dança de confronto, pois emulava uma suposta "luta" entre rivais de diferente "Ayllu" (comunidade ou vila na linguagem Quechua/Aymara) pelo "amor" de uma indígena em disputa. Atualmente apenas preservou-se os gestos da luta e da força física dando lugar a uma imponente dança de muita cor e movimento. O homem usa uma espécie de capacete de couro e a mulher saias compridas de "aguayo" tecidas a mão com cores tipicamente andinas.

Diablada

De entre as danças típicas da Bolívia, uma que faz tanto sucesso quanto a de "Caporales" é a famosa "Diablada" representada pela figura do diabo que acaba derrotado pelo "Bem" e é conduzido até o altar da Virgen do Socavão (Oruro) para pedir perdão de joelhos. Obviamente que este tipo de dança empolga pela beleza do traje e seu bordado e faz com que as pessoas vejam mais diversão nisso do que propriamente o "mal" que ele estaria representando. O homem usa uma máscara e capa com diversos enfeites de dragões e cobras para dar um aspecto macabro, e a mulher (china supay) usa uma saia bordada e com muita pedraria e lenços coloridos. Somente vendo uma dança dessa para ver o espetáculo que ela representa.

Taquirari

Uma das danças mais difundidas no Oriente boliviano (Santa Cruz de la Sierra, Beni e Pando) é o Taquirari, ritmo de dança leve e muito alegre dançado praticamente em toda festa de família, clube, carnaval, etc. O "Camba", como é chamado o homem na dança, faz uma coreografia de conquista a seu par que por sua vez com seu vestido rodado de cetim vai dando toda graça ao baile. É uma dança tipicamente dos colonos e dos trabalhadores rurais que trabalham nas fazendas orientais e os quais usam roupas leves e claras por causa do calor reinante.

VESTUÁRIO TÍPICO DE BOLIVIA


Polleras (espécie de saias com pregas)
Muito utilizada pelas chamadas "Cholas" nas cidades de La Paz, Oruro, Cochabamba, Potosí, Tarija, Chuquisaca.





Traje indígena
Também usam "Polleras" porém com tecidos e tramas típicas andinas. É mais usado na região do planalto boliviano (La Paz, Oruro, Potosí).




Tipoy
Vestimenta típica do oriente boliviano (Santa Cruz, Beni, Pando) com tecidos leves e estampados, por causa do clima e do calor.

COMIDAS TÍPICAS DE BOLÍVIA

As comidas típicas da Bolívia diferem de acordo com a região do país. Nas cidades da região ocidental ou andina a base dos pratos é o milho, queijo, carne suína, ovino, batatas, pimenta. Já nas cidades de vale (região central ) como Cochabamba, Tarija e Chuquisaca as comidas são variadas e consume-se bastante verdura, batata, milho e carne bovina. Na região oriental (Santa Cruz, Beni e Pando), os pratos são a base de arroz, mandioca, carne bovina, queijos, derivados de aves.Fricasé de Cerdo (Região Andina)
Comida típica boliviana com carne suína, "chuño" = batata deshidratada, "mote"= milho branco, "Ají amarillo" = Pimenta em vagem amarela, temperos. Muito difundida no ocidente boliviano.



Majao ou Majadito (Região Oriental)
Comida típica da região oriental da Bolívia (Santa Cruz de la Sierra) parecido como o arroz carreteiro brasileiro. Leva ovo e carne de sol.



Chicharrón de cerdo (Região dos Vales)
Comida típica da região dos vales da Bolívia (Cochabamba). Carnes suinas fritas acompanhadas de milho (choclo) e "Llajua "=molho picante






Lambreado de Conejo (Região dos Vales)
Comida típica boliviana com carne de Ramster (porquinho da Índia), acompanhada de arroz, batata cozida, salada e Chuño.

SÍMBOLOS PÁTRIOS



Bandeira Boliviana






Escudo de Armas de Bolívia






Escarapela Boliviana






Flor de Kantuta (Flor nacional)

Lugares declarados Patrimonio Cultural da Humanidade



Potosí (Cultural 11/12/1987)




Misiones Jesuíticas de Chiquitos (Cultural 12/12/1990)





Sucre, Cidade Histórica (Cultural 13/12/1991)







Samaipata (Cultural 5/12/1998)






Tihuanacu (Cultural 30/12/1987)

Historia da Bolívia


Durante muito tempo a região da atual Bolívia desenvolveu varias civilizações indígenas, no século XV todas essas civilizações foram dominadas pelo Império Inca. No inicio do século XVI chegaram os espanhóis e escravizaram esse povo. O líder inca Tupac Amaru II o século XVIII comandou uma revolta contra a escravidão de seu povo, que começou no Peru.

O Alto do Peru como era conhecida à região, foi uma das primeiras colônias espanhola a se rebelar, em 1809. Em 1825 tornou-se independente, liderados por Simón Bolívar e Antonio José Sucre. O primeiro presidente boliviano foi Simón, e o país tem o nome de Bolívia em sua homenagem.

Na Guerra do Pacifico a Bolívia perdeu o acesso ao oceano Pacifico para o Chile. E no ano de 1903, vendeu para o Brasil a região que atualmente compreende ao estado do Acre. Dessa forma encerrou-se o conflito com os seringueiros brasileiros. A descoberta de petróleo no sudeste do país ocasionou a Guerra do Chaco, quando ela perdeu território para o Paraguai.

O país sofreu golpes militares em 1964 e 1980 (ano em que a democracia foi restaurada após a destituíção de uma junta militar). Já em 1996 a Bolívia se tornou membro associado do Mercosul. O país enfrenta problemas raciais e culturais, e sofreu ao longo dos anos varias revoluções e golpes militares.