quarta-feira, 7 de maio de 2008

FEIRAS DE BOLIVIA

Há muitas feiras em Bolívia. Uma feira é feita numa região onde se destacam a produção do produto ou produtos a serem promocionados. Algumas são características, e se destacam:

Feria Del conejo Kuy – feira de exposição de pratos típicos de “porquinho da índia” ou “ramster”. Estes pratos são formas variadas de cozinhar e servir este inusitado animal, cujo paladar é tido no país como uma iguaria.

Feria Del choclo – feira de diversos pratos feitos com milho, por ocasião da colheita do milho em suas mais variadas regiões rurais. Se destacam a “huminta a la olla” - pamonha típica boliviana feita na panela; “huminta al horno” - pamonha feita no forno; bolo de milho; “lawa” - sopa típica boliviana feita de milho; milho cozido, que acompanha muitos pratos da cozinha boliviana, juntamente com a tradicional batata cozida e seu molho picante chamado “llajua”.

Feria Del chicharron – feira do prato típico de Cochabamba, o “chicharrón” – carne suína, picada, temperada com a “chicha”, que é a bebida tradicional e mais popular de Bolívia, frito em abundante óleo, acompanhado com “mote”, batata cozida e “llajua”.

Feria Del durazno – feira do pêssego, por ocasião de sua época e colheita, sendo comercializados, não somente a fruta, mas também seus derivados como doces, frutas em caldas, frutas cristalizadas, sucos, chicha de durazno (bebida alcoólica popular e fermentada com sabor a pêssego), etc.

Feria Del leche – feira do leite por ocasião da alta produção, sendo vendidos o leite e seus derivados, como doce de leite, coalhada, iogurtes, arroz doce, etc.

Estas feiras típicas são acompanhadas, em sua maioria, de musica, baile, comida e muita bebida (geralmente a “chicha”). É corrente as bebedeiras, e por vezes, tumultos em decorrência das mesmas, bem como acidentes de transito ocasionados por motoristas embriagados, violência domestica e outras ocorrências que acabam manchando o brilho cultural de tais feiras.

Nenhum comentário: